terça-feira, 12 de junho de 2007

Titulares (ou lá o que é isso)

Ok, isto perturba-me. Já há algum tempo que andava para escrever sobre isto mas ainda não tinha raiva suficiente...
.
Facto 1: A maioria dos docentes é (supostamente) contra o novo sistema de avaliação;
Facto 2: A maioria dos docentes é (ao que parece) contra a divisão da carreira em duas;
Facto 3: A criação do "Professor Titular" não tem qualquer utilidade pedagógica;
Facto4: A divisão da carreira serve principalmente para gerar a discórdia, a desconfiaça, a "bufaria", de modo a destruir a coesão do(s) corpo(s) docente(s);
Facto 5: Muitas actividades bastante válidas e pedagógicamente importantes não são consideradas para a avaliação enquanto que algumas outras, que não interessam nem ao Menino Jesus, valem mais pontos que um carrinho do Continente cheio até cima...
.
Posto isto, era de supor que, tal como aconteceu com o prémio para o melhor professor (ou lá o que era), como forma de protesto contra esta palhaçada, ninguém (ou apenas meia dúzia de lambareiros) se candidatasse ao cargo de "Professor Titular".
Mas não... hordas e hordas de "Titulares wannabe" acotovelaram-se no site da DGRHE, escandalizados com o escasso número de vagas disponível, chorando lágrimas de crocodilo pela provável não-titularização.
.
"Oh, valha-me Deus! Há tão poucas vagas. E se não fico? Assim já não posso pisar os meus colegas.E eu que já comecei a pensar e a agir com Titular..."
.
Realmente, tanta hipocrisia já enoja!