quinta-feira, 14 de junho de 2007

What do teachers really make? Taylor Mali explains...

O que fazem realmente os professores? Taylor Mali explica...

Tentativa (atabalhoada) de tradução:

Diz ele que o problema dos professores é - "O que é que um miúdo que vai aprender de alguém que decidiu que sua melhor opção na vida foi tornar-se professor?" - e lembra aos outros convidados do jantar que é verdade o que dizem sobre professores - "Aqueles que podem, fazem, aqueles que não podem, ensinam."

Eu decido morder a minha língua em vez da sua e resistio ao impluso de lembrar os outros convidados que é também verdade o que dizem dos advogados... Mas, ao fim ao cabo, estamos a comer, e a conversa deve ter algum nível...

"Quer dizer, você é professor, Taylor. Honestamente, o que você fazem?" - Mais valia que não o tivesse feito (pedir-me honestidade) (...) - Pediste-as, vais ter que as levar!

"Queres saber o que eu faço?

"Eu faço os miúdos trabalhar mais duramente do que alguma vez pensavam que podiam.

"Posso fazê-los sentir que um 3- é uma condecoração, mas posso fazê-los sentir um 4+ como uma punição. Como se atrevem a desperdiçar o meu tempo quando não é para darem o seu melhor!

"Queres saber o que eu faço?

"Faço os miúdos sentar-se durante 40 minutos numa sala de estudo em silêncio absoluto.

"Não, não podem trabalhar em grupos.

"Não, não podem fazer perguntas (podes baixar o braço)...

"Porque é que não te deixo ir ao WC? Porque estás é aborrecido e não precisas mesmo de ir, não é verdade?

"Queres saber o que eu faço?

"Faço pais tremer de medo quando lhes ligo para casa à hora do jantar:

"Olá, é Professor Mali. Espero não estar a ligas a más horas... Queria apenas informá-lo de uma coisa que o seu filho fez hoje. Ele disse:

"Deixa esse miúdo em paz. Eu ainda choro às vezes, tu não?"

"E foi o mais nobre acto de coragem que eu já vi! - Faço os pais ver os seus filhos pelo que são e pelo que podem vir a ser.

"Queres saber o que eu faço?

"Faço-os duvidar.

"Faço-os criticar.

"Faço-os pedir desculpa mas com sinceridade.

"Faço-os escrever, escrever, escrever. E depois faço-os ler.

"Obrigo-os a soletrar na perfeição, na perfeição, na perfeição... repetidamente, e mais uma vez, até que deixem de soletrar erradamente de uma vez por todas.

"Faço-os mostrar todo seu trabalho na matemática... E depois "escondê-lo" nos seus textos em Inglês.

"Faço-os perceber que se tiverem isto (aponta para a cabeça) vão seguir isto (aponta para o coração). E se alguém os tentar julgar pelo que fazem, que respondam com isto (estica o dedo médio).

(...)

"Eu faço a diferença! E tu?"