What do teachers really make? Taylor Mali explains...
O que fazem realmente os professores? Taylor Mali explica...
Tentativa (atabalhoada) de tradução:
Diz ele que o problema dos professores é - "O que é que um miúdo que vai aprender de alguém que decidiu que sua melhor opção na vida foi tornar-se professor?" - e lembra aos outros convidados do jantar que é verdade o que dizem sobre professores - "Aqueles que podem, fazem, aqueles que não podem, ensinam."
Eu decido morder a minha língua em vez da sua e resistio ao impluso de lembrar os outros convidados que é também verdade o que dizem dos advogados... Mas, ao fim ao cabo, estamos a comer, e a conversa deve ter algum nível...
"Quer dizer, você é professor, Taylor. Honestamente, o que você fazem?" - Mais valia que não o tivesse feito (pedir-me honestidade) (...) - Pediste-as, vais ter que as levar!
"Queres saber o que eu faço?
"Eu faço os miúdos trabalhar mais duramente do que alguma vez pensavam que podiam.
"Posso fazê-los sentir que um 3- é uma condecoração, mas posso fazê-los sentir um 4+ como uma punição. Como se atrevem a desperdiçar o meu tempo quando não é para darem o seu melhor!
"Queres saber o que eu faço?
"Faço os miúdos sentar-se durante 40 minutos numa sala de estudo em silêncio absoluto.
"Não, não podem trabalhar em grupos.
"Não, não podem fazer perguntas (podes baixar o braço)...
"Porque é que não te deixo ir ao WC? Porque estás é aborrecido e não precisas mesmo de ir, não é verdade?
"Queres saber o que eu faço?
"Faço pais tremer de medo quando lhes ligo para casa à hora do jantar:
"Olá, é Professor Mali. Espero não estar a ligas a más horas... Queria apenas informá-lo de uma coisa que o seu filho fez hoje. Ele disse:
"Deixa esse miúdo em paz. Eu ainda choro às vezes, tu não?"
"E foi o mais nobre acto de coragem que eu já vi! - Faço os pais ver os seus filhos pelo que são e pelo que podem vir a ser.
"Queres saber o que eu faço?
"Faço-os duvidar.
"Faço-os criticar.
"Faço-os pedir desculpa mas com sinceridade.
"Faço-os escrever, escrever, escrever. E depois faço-os ler.
"Obrigo-os a soletrar na perfeição, na perfeição, na perfeição... repetidamente, e mais uma vez, até que deixem de soletrar erradamente de uma vez por todas.
"Faço-os mostrar todo seu trabalho na matemática... E depois "escondê-lo" nos seus textos em Inglês.
"Faço-os perceber que se tiverem isto (aponta para a cabeça) vão seguir isto (aponta para o coração). E se alguém os tentar julgar pelo que fazem, que respondam com isto (estica o dedo médio).
(...)
"Eu faço a diferença! E tu?"